FANDOM

The Tenth Planet é o segundo arco de histórias da quarta temporada de Doctor Who. Que foi transmitido pela primeira vez em quatro partes semanais de 8 a 29 de outubro de 1966. Foi a última aparição regular de William Hartnell como Primeiro Doutor, e a primeira história a apresentar o processo de regeneração, pelo qual o personagem principal, The Doctor, passa por uma transformação uma nova forma física. Patrick Troughton faz sua primeira aparição, sem créditos, como o segundo médico. Graças ao fato de The Smugglers ser a última história do bloco de produção da terceira temporada, The Tenth Planet foi a primeira história a ser produzida nesta temporada; do ponto de vista de produção, esta foi a única contribuição de William Hartnell para a temporada. Esta história também introduziu os Cybermen, que se tornariam inimigos de longo prazo do Doctor.

Indiscutivelmente, o episódio mais procurado dos episódios perdidos de doctor who é o quarto de The Tenth Planet, que termina com o Primeiro Doutor se regenerando para o Segundo. O único registro da sequência ainda em existência, conquistado através de um clipe de baixa qualidade e sem som de 8mm, é a regeneração e poucos segundos antes dela, que foram exibidos em 1973 no programa Blue Peter.